Home Histórico Direção Cursos Cenografia Cinema Fotos Publicações Contato

II Seminário de Cenografia

Data: 04 a 06 de dezembro de 2014

Local:  Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Curitiba

Endereço:  Av. Sete de Setembro, 3055 - Rebouças

Inscrições:  EVENTO GRATUITO - Não é necessária inscrição prévia, exceto para àqueles que desejarem certificação.
Certificados: Caso queria receber certificado de participação, envie os dados abaixo para:  teatro-ct@utfpr.edu.br . O certificado de oito horas será concedido a quem participar integralmente da programação.

Para certificado, enviar: No assunto: inscrição para o II Seminário de Cenografia. No e-mail: seu nome completo a constar no certificado, RG, instituição de vínculo (se aluno ou professor, a Universidade ou escola, sou então empresa ou companhia teatral, etc), e-mail, telefone, e a frase: Estou ciente que o certificado será concedido apenas a quem participar integralmente da programação.

 

Programação:

04/12 - Miniauditório

19h30  - Lançamento do livro " Questões de cenografia I ", com textos produzidos pelos alunos do I Curso de Especialização em Cenografia (turma 2009-2010).

20h30  - Palestra e bate-papo " Formação em Cenografia ", com o professor Ismael Scheffler.  A formação em cenografia no Brasil se dá por diferentes meios possuindo características distintas. Os cursos, oficinas ou práticas procuram instrumentalizar o profissional da cenografia para atuar neste campo em expansão. Além de um panorama mais amplo, também será abordado o projeto da nova edição do Curso de Especialização em Cenografia da UTFPR que terá início em 2015.

Ismael Scheffler é Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (2013), onde também concluiu o mestrado em Teatro (2004); é Especialista em Teatro (2001) e Bacharel em Artes Cênicas - Habilitação em Direção Teatral (1999) pela Faculdade de Artes do Paraná. Participou do Laboratório de Estudo do Movimento na Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq, em Paris (2010-2011). Como encenador, já dirigiu diversos espetáculos em espaços alternativos como  Babel  (2013-2014),  A breve dança de Romeu e Julieta  (2009),  O Barba Azul e a filha do Barba Azul  (2009) e  Ubu rei  (2008). É professor do Departamento de Extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná desde 2007 e diretor do TUT - Grupo de Teatro da UTFPR. É professor e coordenador do Curso de Especialização em Cenografia da UTFPR.


05/12 - Miniauditório

19h30  - Palestra e bate-papo " Cenografia: ontem, hoje e manhã? ", com o cenógrafo Carlos Kur. A partir de sua ampla experiência no universo dos palcos, seja como cenógrafo, iluminador, figurinista ou consultor de arquitetura teatral, Carlos Kur abordará diversas questões refletindo sobre os rumos da cenografia e os desafios do cenógrafo na atualidade.

Carlos Kur é natural de Montevidéu, Uruguai, estudou desenho e pintura na Escola de Belas Artes. Realizou seus primeiros trabalhos como cenógrafo, em 1963, no Teatro Solis e no Canal 5 e vários balés. Em 1967/68 ganhou uma bolsa de estudos do British Council, para um curso de aperfeiçoamento no Teatro Sadler's Wells, em Londres, nas áreas de cenário, figurino e iluminação. Em 1970, foi escolhido pela crítica uruguaia como melhor cenógrafo e pela criação na ópera I Pagliacci. No período de 1971 a 1977, realizou trabalhos como cenógrafo, figurinista e iluminador de óperas para a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e para a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Desde 1976 está vinculado ao Teatro Guaíra de Curitiba-Brasil, onde fez cenários, figurinos e iluminação para balés e óperas. Em 1987 foi agraciado com uma bolsa de estudos pelo British Council, para participar do curso "Planejamento e Reformas de Teatros". Em Março de 2007 recebeu o "Prêmio Especial" do troféu "Gralha Azul" pelo seu trabalho como cenógrafo, figurinista, iluminador e professor considerando a sua relevante contribuição artística e técnica às Artes Cênicas do Paraná, e também pelo seu empenho na formação de gerações de técnicos e artistas cênicos. Através da Fundação Teatro Guaíra, tem prestado orientação aos teatros dos municípios paranaenses. Por muitos anos foi o Chefe da equipe Técnica do Teatro Guaíra.

06/12 - Sala C 105

10h  - Mesas temáticas com apresentação de trabalhos de conclusão de curso dos alunos do II Curso de Especialização em Cenografia da UTFPR (turma 2013-2014) Cada integrante da mesa apresentará sua pesquisa de conclusão de curso em até 10 minutos. Após será feito debate com todos os presentes.

 
  • Juliane Scoton -  A tipografia como elemento cenográfico (Orientação: Profa. Dra. Amábilis de Jesus da Silva - UNESPAR)
  • Levi Brandão -  A cenografia de espetáculos para crianças no espaço escolar (Orientação: Prof. Dr. Ismael Scheffler - UTFPR)
  • Marcos Araújo de Oliveira -  Possibilidades cenográficas no teatro de animação: desdobramentos e transformações da imagem no espaço  (Orientação: Profa. Dra. Amábilis de Jesus da Silva - UNESPAR)
  • Mari Romero -  Cenografia para o público infantil (Orientação: Profa. Dra. Laíze Márcia Porto Alegre - UTFPR)
  • Marina Moraes -  Cenografia aplicada a exposições. Mar - Museu de Arte do Rio de Janeiro  (Orientação: Profa. MSc. Simone Landal - UTFPR)
  • Paulo Vinícius -  A escritura cenográfica no trabalho de Fernando Marés (Orientação: Profa. Dra. Maurini de Souza - UTFPR)
  • Victor Hugo Carvalho de Oliveira -  O uso do carro como dispositivo cenográfico no espetáculo Romeu e Julieta do Grupo Galpão (Orientação: Prof. Dr. Walter Lima Torres Neto - UFPR)

 

Para mais informação: teatro-ct@utfpr.edu.br

Site: www.ct.utfpr.edu.br/tut/cenografia

Coordenação: Prof. Ismael Scheffler


.