História do Campus

A história do UTFPR tem início em 1910, quando foi implantada a Escola de Aprendizes e Artífices do Paraná, num modesto prédio na Praça Carlos Gomes em Curitiba.

Duas décadas mais tarde, a escola passou a ministrar o ensino de 1º grau, em consonância com a realidade da época, sendo então denominada de Liceu Industrial de Curitiba. Mudando-se para a Avenida Sete de Setembro e Rua Desembargador Westphalen, onde funciona até hoje, porém com outra denominação.

Instituída a rede federal de escolas de ensino industrial, denominadas Escolas Técnicas, o Liceu passou a chamar-se Escola Técnica de Curitiba.

Em 1959, com a reforma do ensino industrial, a legislação unificou o ensino técnico no Brasil que até então era dividido em ramos diferentes. A Escola ganhou autonomia, bem como nova alteração no nome: passou a chamar-se Escola Técnica Federal do Paraná e a ser considerada como unidade escolar padrão no Estado.

Foi transformada, em 1978, no Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, passando a ministrar também o ensino superior. A partir daí, a área de abrangência do ensino evoluiu gradativamente: ensino médio e superior, pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), cursos de extensão, aperfeiçoamento; além da realização de pesquisas.

Também aumentou abrangência no Estado, tendo instituída uma festão sistêmica para gerir as unidades descentralizadas: PB, PG, CP, CM, MD.

Em 2000 Curitiba passa a ter administração própria. Com a transformação em primeira Universidade Tecnológica do país, as unidades passaram a Campus e a Direção Geral, a Reitoria.