DADIN - Departamento Acadêmico de Desenho Industrial

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE DESENHO INDUSTRIAL

Av. Sete de Setembro 3165, Rebouças
CEP 80230.901 Curitiba PR
Fone: (41) 3310 4590
e-mail: dadinutfpr@gmail.com
http://www.utfpr.edu.br/


DADIN - Atividades Acadêmicas

Atividades de Extensão

Algures

Em conjunto com o Centro Acadêmico, o Dadin realiza desde 2006 a semana acadêmica de Desenho Industrial denominada Algures, onde ocorrem palestras, cursos, exposições e outras atividades relacionadas ao design e abertas a alunos de outras instituições e à comunidade externa em geral.

Histórico Algures

2006: Polemize!

O primeiro ALGURES troxe à tona a discussão e controvérsia para inquirir nos estudantes uma postura crítica a respeito das coisas. Nesse primeiro ano, foram poucas as palestras e oficinas, o evento foi mais focado em apresentações de trabalhos de alunos.

2007: Nada se cria tudo se copia

O ALGURES 2007 propôs uma reflexão a respeito da inovação e cópia dentro do design, de maneira lúdica, transformando o ineditismo em clichê. Nesse ano tivemos à marca de 300 participantes.

2008: O vírus saindo do cubo

A proposta do ALGURES 2008 foi a discussão sobre a disseminação do design na sociedade, levando em conta a passividade frente aos processos de evolução do estudante, profissional e mercado. Foi nesse ano que o Algures alcançou seu maior número de participantes: 540, sendo 440 da UTFPR, 70 de outras Universidades e 30 profissionais da área de design.

2009: Reflita Algures

O tema do ALGURES 2009, baseava-se na discussão à respeito da imagem que o designer tem de si próprio e a imagem que os outros constroem desse indivíduo, onde a partir disso, o designer seria capaz de derrubar preconceitos. Nesse ano a participação da comunidade externa à UTFPR foi maior, chegando à 25% dos 470 participantes.

2010: Você se incomoda?

Em 2010, a intenção era incomodar o estudante de design para que se posicionassem perante as situações adversas em sua profissão, academia e sociedade. Também pretendia desenvolver as habilidades dos mesmos em sua área de conhecimento, por meio de palestras, oficinas, debates, e atividades horizontais.

Mural Comemorativo UTFPR 100 anos

A princípio seriam pintadas três paredes dentro do Campus Curitiba da UTFPR, nas laterais dos blocos centrais A, B e C, mas houve um empate no terceiro lugar. Por isso, segundo a Comissão que analisou os 33 trabalhos, pautando-se nas avaliações e aspectos técnicos que envolveram a qualificação dos mesmos, decidiu que serão, agora, pintados quatro murais.

O painel deveria conter elementos que enfatizem os 100 anos da UTFPR, comcriatividade, estética e viablilidade de execução. Este painel permanecerá por tempo indeterminado nesta universidade, como uma referência à comemoração do centenário.

O resultado do concurso cultural “Mural Comemorativo UTFPR 100 anos” foi divulgado no dia 07 de julho de 2009:

A Recepção Unificada de calouros

Este é um projeto que vem complementar a Semana do Calouro dos cursos de Design e Comunicação Social. É uma ação solidária para o benefício de alguma instituição de caridade, e onde objetiva-se integrar calouros e veteranos de diferentes cursos de diferentes universidades. A segunda edição da ação em 20101, atingiu a marca de mais de 200 participantes.

EXPOUT

A edição 2010 da exposição aberta à comunidade da UTFPR apresentou mais de uma centena de trabalhos realizados por alunos dos cursos do DADIN, sendo 60 do bacharelado.

Intercâmbio Estudantil na Alemanha

O aluno Rodrigo Janz passou 12 meses na Alemanha. Sendo 6 meses em Berlin na Hochschule für Technick und Wirtschaft (HTW) realizando estudos relacionados a área de design nas disciplinas de programação, Produção Audiovisual, Alemão e animação. Realizou também estágio com duração de 3 meses na Material Werk Hamburgo e 6 meses na Markenflm Mídia.

Mídia digital de apoio à educação ambiental com foco na bacia hidrográfca do rio Belém (Curitiba/Paraná)

Este projeto consistiu na pesquisa e desenvolvimento de uma mídia de apoio à Educação Ambiental. Voltado a crianças de 8 a 12 anos e a instituições de ensino, contou com a participação de alunos dos cursos de Design da UTFPR na equipe interdisciplinar. A mídia de apoio à Educação Ambiental foi sido desenvolvida no Núcleo de Design de Mídias Interativas (DMI), junto ao Programa de Pós-graduação em Tecnologia da UTFPR. Faz parte do projeto de pesquisa e desenvolvimento “Design e cultura: mídias digitais de apoio ao ensino e pesquisa”.

Projeto Preservação de Recursos Hídricos: Etiquetas em Toalheiros

No primeiro semestre de 2010 o Departamento Acadêmico de Desenho Industrial, por meio da UTFPR realizou parceria com a Delta Etiquetas e Rótulos e o Rotary Club de Curitiba um concurso para o desenvolvimento de Etiquetas para Toalheiros de uso coletivo para as indústrias da Cidade Industrial de Curitiba.

Projeto FÓRMULA SAE

A equipe é composta por alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Design, Comunicação e Tecnologia em Mecatrônica, a equipe tem como principal objetivo em evolução para 2011 a construção de um protótipo com motor de maior rendimento e mais baixo consumo aliado a um sistema de direção/suspensão de alta precisão montados em um chassi leve e de alta rigidez.

Foi a primeira vez que designers participaram no Projeto Formula SAE. Coube a estes alunos a realização de um estudo ergonômico para o desenvolvimento do cockpit mais adaptado ao usuário.

Atividades Científicas

SICITE - Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

O SICITE tem como objetivo oferecer um fórum para a discussão de tópicos relacionados à educação e ao treinamento de Iniciação Científica, criando um canal de integração e de troca de experiências entre diferentes tipos de atores interessados no assunto.

O DADIN participa do SICITE com os Trabalhos de Conclusão de Curso cuja relevância do tema e qualidade, justifica a publicação com apresentação oral dos trabalhos e publicação dos artigos nos Anais do evento. Nas últimas três edições do evento houve uma participação crescente de trabalhos na área de Design com 22 trabalhos publicados em 2008, 28 trabalhos em 2009 e 41 trabalhos em 2010. Três dos trabalhos apresentados pelos alunos do DADIN em 2010 foram premiados com melhores trabalhos do SICITE 2010.

DESIGN DE MÍDIA DIGITAL SOBRE A RELAÇÃO ENTRE SISTEMAS DE ARTEFATOS,MODOS DE VIDA, CONSUMO E SUSTENTABILIDADE

Autores: Fernanda Bornancin Santos, Maristela Mitsuko Ono Dra.

PROJETO GRÁFICO DO LIVRO: QUINTINO E AS CINCO LETRAS QUE CHORAM – UMA HISTÓRIA ESCRITA A MUITAS MÃOS

Autores: Diego Vinícius Kloss, Ana Lúcia Santos Verdasca Guimarães Dra.

SISTEMA DE IDENTIDADE VISUAL DO INSTITUTO CULTURAL DE DANÇAS E ARTES FOLCLÓRICAS

Autores:Deivin Tietjen Oliveira, Liber Paz MSc.