DADIN - Departamento Acadêmico de Desenho Industrial

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE DESENHO INDUSTRIAL

Av. Sete de Setembro 3165, Rebouças
CEP 80230.901 Curitiba PR
Fone: (41) 3310 4590
e-mail: dadinutfpr@gmail.com
http://www.utfpr.edu.br/

DADIN - Atividades Acadêmicas

Atividades de Extensão

O Departamento tem tido um aumento de ações de extensão nos últimos anos,realizando desde ações pontuais quanto articulando programas e eventos regulares mantidos ativos por anos sucessivos. 
 
Assim, professores e grupos de professores do DADIN tem atendido aos princípios propostos pelas Diretrizes de Extensão da UTFPR, que está baseada diretrizes traçadas pelo Fórum Nacional de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras de 1987, articulando ações de extensão com o ensino e a pesquisa (existindo vinculações de muitas ações a grupos de pesquisa), pretendendo impactar a formação do estudante e ampliar suas experiências acadêmicas. Em diferentes proporções, algumas ações de extensão tem buscado a interdisciplinaridade envolvendo professores de diferentes áreas do próprio departamento mas também criando parcerias com outros departamentos da UTFPR. Algumas produções de conhecimento gerados pela extensão tem sido registradas por meio de relatórios e catálogos e por vezes em artigos científicos e anais. As relações sociais destas ações tem relações bastante diversas, observando-se contudo ações que dão oportunidade de aproximação de pessoas da comunidade externa ao ambiente da UTFPR, sendo muitas ações realizadas no contexto da comunidade universitária.
 
Conforme as Diretrizes de Extensão da UTFPR, existem diferentes modalidades de extensão, entre elas: 
 
  • Programa: ação continuada de caráter orgânico e institucional.
  • Projeto: ação específica com duração determinada contemplando também as áreas culturais, artísticas e esportivas.
  • Curso: responde a demandas não atendidas pela atividade regular do ensino formal de graduação ou de pós-graduação.
  • Evento: ação que implica na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico, favorecendo a participação da comunidade externa e/ou interna. Caracterizam-se como: campanha de difusão cultural, campeonato, ciclo de estudos, circuito, colóquio, concerto, conclave, conferência, congresso, conselho, debate, encontro, espetáculo, exibição pública, exposição, feira, festival, fórum, jornada, lançamento de publicações e produtos, mesa redonda, mostra, olimpíada, palestra, recital, semana de estudos, seminário, simpósio, torneio, entre outras manifestações.
  • Visitas Técnicas e Gerenciais: interação das áreas educacionais da instituição com o mundo do trabalho.
  • Acompanhamento de Egressos: constitui-se no conjunto de ações implementadas que visam acompanhar a trajetória profissional do egresso, na perspectiva de identificar cenários junto ao mundo produtivo e retroalimentar o processo de ensino, pesquisa e extensão.
  • Apoio Tecnológico: ação realizada sob demanda da comunidade externa ou interna ou executada por iniciativa da UTFPR, compreendendo consultoria, realização de estudos e/ou emissão de pareceres ou laudos. 
Em pesquisa realizada com os professores, foram relatadas as seguintes ações em atividade e/ou realizadas nos últimos anos recentes no DADIN:

ATELIE DE CERÂMICA


ATELIER PERSISTENTE DE ILUSTRAÇÃO


ATELIER DE FOTOGRAFIA


NÚCLEO DE PROJETOS PARA PESSOAS


PROGRAMA DE EXTENSÃO DESENVOLVIMENTO CENOGRÁFICO